Festas de 15 anos – adaptando a tradição

festa-de-15-anos-feat

O aniversário de 15 anos é, para algumas garotas, um dos momentos mais esperados de sua vida, pois, geralmente, é celebrado com uma grande festa. Entretanto, muitos são os pais que consideram o dia igualmente importante para eles mesmos, sendo um marco do crescimento de sua filha.

A tradição, de origem europeia, simboliza um rito de passagem da menina que está se tornando mulher. A festa, muitas vezes, tem importância sentimental para certos pais, que gostariam de homenagear o crescimento e amadurecimento da filha, e, por isso, fazem questão das tradições que implicam esse evento, como:

– A troca de vestido. Na recepção a garota usa, geralmente, um vestido curto e mais infantil e depois troca para um vestido longo e elegante.

– A troca de sapato, junto com o vestido. Quando muda para o vestido longo, a garota pode calçar um sapato de salto alto.

– A valsa com o pai e com um “príncipe”, que pode ser namorado, familiar ou amigo. Uma das maiores tradições da festa de 15 anos.

– Receber uma joia como presente.

– Às vezes também há 15 amigas que participam de uma dança junto com a aniversariante, cada uma com um par.

– Festa, a cima de tudo, familiar. Pois o ritual seria para mostrar a passagem da infância para a família.

– Discursos de familiares e amigos.

Contudo, esses costumes podem não agradar a garotada atual, que procura algo mais descontraído e descolado. Por isso, com o passar do tempo, a tradição veio se modernizando e se adequando ao gosto das novas gerações.

61

Para muitas meninas alguns costumes são mantidos ou modificados para agradar os pais, mas sem deixar de lado sua prioridade: festejar com os seus amigos ao som de muita música. Algumas maneiras de adaptar a tradição à atualidade são:

– Dividir o ambiente da festa para que a família fique mais afastada da pista de dança e os jovens tenham mais liberdade, tornando o ambiente mais descontraído.

– A valsa ser substituída por outro estilo música, sem a necessidade de outros pares, ou, às vezes, sendo substituída por uma dança só com algumas amigas.

– A possibilidade de diversos temas e decorações, tornando as festas mais originais.

Hoje em dia há também muitas garotas que não se sentem confortáveis com uma festa grande, cheia de tradições e com tanta atenção voltada para si, e acabam optando por uma festa mais intima e simples. Para isso, muitas vezes não é necessário o aluguel de uma casa de festas ou buffet e pode ser organizado pela própria família.

Levando isso consideração, a internet pode dar um bom suporte a quem precisa de uma ajudinha extra no planejamento de uma festa de 15 anos perfeita, mesmo que pequena. Aplicativos como a Calculadora de Festa e dicas em blogs são perfeitos para organizar tudo sem deixar nada de fora, tornando o dia simplesmente especial. Uma festa simples pode ser também uma boa saída para fazer festas com orçamento baixo.

Não importa como seja a comemoração, tradicional ou não, o aniversário de 15 anos de menina nenhuma deve passar em branco. Afinal, continua simbolizando o crescimento de uma jovem mulher, e toda família deve celebrar essa passagem.

Por Victoria Reis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s